Social Icons

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dia dos Pais

“Filho meu, ouve o ensino de teu pai”. Provérbios 1.8

Este é um dia especial. Dia em que comemoramos o dia dos pais. No entanto, esta tem sido uma data que começa a perder o significado nos nossos dias. Pois, quando falamos disso encontramos pelo menos dois tipos de pais: o primeiro se refere aos pais que apenas geraram filhos – este número é o maior. O segundo tipo é aquele que se dedica na educação e se envolve de fato na vida do filho – este pai tem entrado em extinção. Dificilmente o homem tem interesse de cuidar dos filhos, pois isto “é trabalho da mãe”.
Mas o que a Bíblia ensina sobre ser pai? Vemos que é mais do que simplesmente trazer ao mundo uma vida. A frase tão comum “não basta ser pai, tem que participar” possui um conceito errôneo e redundante, pois “ser pai é participar”. A Bíblia nos mostra que um pai sempre está presente na vida do filho desde o início de sua vida para moldar o seu caráter. Não, este não é o trabalho unicamente da mãe! O pai é o principal responsável pela formação do filho. Infelizmente a maioria dos pais nunca se preocupa em olhar o caderno do filho para ver se ele faz a lição de casa, ou sentou para conversar sobre suas alegrias. O grande modelo que temos de pai na Bíblia e que todos devem seguir é o próprio Deus Pai: amoroso, que se preocupa com suas necessidades, que defende seus filhos, que castiga quando necessário para formar um bom caráter.
No entanto, vemos nos nossos dias que os filhos também não têm cumprido seu papel. Geralmente o pai é considerado como sendo de um outro mundo. Nem mesmo uma conversa saudável com o pai é algo que geralmente não agrada os filhos. Mas a Bíblia também ensina aos filhos que devem amar e respeitar aos pais como se fosse a Deus. Independente de como seja o pai, nunca terá desculpa para os filhos não respeitá-los. Os filhos devem ser gratos à Deus pelos seus pais. O grande exemplo que temos de filho na Bíblia é o Deus Filho: que foi obediente ao Pai, respeitando-o em todos os momentos.
Que de fato o grande exemplo que temos na Bíblia entre Pai e Filho seja um modelo de relacionamento entre os pais e filhos de nossa Igreja, pois fazendo isso estaremos louvando a Deus, nosso Senhor e Pai de todos.
Rev. Felipe Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

 
Blogger Templates