Social Icons

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Culto ou show?

Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Salmo 95.6

Qual a diferença entre um culto e uma peça de teatro, um filme no cinema ou um show de um grupo qualquer? Se pensarmos um pouco, veremos muita semelhança e ao mesmo tempo nenhuma semelhança. Para isso precisamos entender o que significa dizer: “fui ao culto domingo”. Meditemos um pouco sobre isso.
A primeira forma que podemos usar a expressão “ir ao culto” é um tanto perigosa. Ela pode ser usada como se fôssemos à uma peça de teatro ou à algum show. Estamos indo para assistir o culto e não quer dizer necessariamente que eu esteja participando do culto.
A segunda forma é a que devemos usar. Ir ao culto não significa ir à igreja para simplesmente assistir o culto sem muito envolvimento. Na verdade, ir ao culto significa participar ativamente no culto. Posso ficar sentado o tempo inteiro somente ouvindo, mas ainda sim, eu estou participando. Neste sentido a expressão “ir ao culto” na verdade significa “cultuar a Deus”.
Quando eu vou ao culto, portanto, ou vou cultuar a Deus. Devemos tirar de nossa mente essa terrível imagem de “assistir o culto”. Você pode imaginar: “isso é um tanto exagerado, não é?” Mas eu creio que não. Essa mentalidade muda nossa forma de ver o culto. Faça um teste: ao invés de pensar “eu não estou com vontade de ir ao culto hoje”, mude para “eu não estou com vontade de cultuar a Deus hoje”; ou, ao invés de pensar “não gostei do culto de hoje”, mude para “não gostei da forma como eu cultuei a Deus hoje”.
O grande problema que enfrentamos em nossos dias quanto ao culto é que esquecemos que participamos ativamente dele. Que eu não vou para ver outros participarem de um culto a Deus. Eu vou à Igreja para cultuar o meu Deus, motivo do meu viver, o único que pode me dar alegria verdadeira.

Rev. Felipe Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

 
Blogger Templates