Social Icons

terça-feira, 25 de maio de 2010

Família: Queda

Semana passada falamos sobre a criação da família. Vimos que a família foi criada por Deus e também abençoada por ele e que, portanto, a família é bom e devemos valorizá-la e viver nela para a glória de Deus. Hoje gostaria de falar sobre o porque a família não é mais tão bom e tão belo como deveria ser e como ela foi afetada pelo pecado.
Quando olhamos para Gênesis 3, geralmente se imagina que a conseqüência do pecado foi apenas a morte espiritual, mas não é somente isto. Tudo foi afetado pelo pecado, isto inclui a família. Podemos perceber que o relacionamento entre marido e mulher já não era e nem seria o mesmo. De início vemos uma clássica briga de casal: “a culpa é dele/dela”. Isto se torna ainda mais claro quando Deus diz à mulher “o teu desejo será para teu marido e ele te governará”, ou seja, o relacionamento entre marido e mulher que era algo perfeito se torna algo dificultoso e cheio de conflitos.
Quando olhamos para os filhos, a bênção divina não é mais da maneira como foi de início. Dar a luz à uma criança se torna algo não tão agradável, pois ela vem por meio de dores, não somente físicas, mas também emocionais (Gn 4.25). O relacionamento entre filhos e pais se torna dificultoso, árduo e muitas vezes decepcionante. Os próprios filhos vivem, muitas vezes, em conflito. A maior prova de que o pecado atinge a família é ver um irmão assassinando o outro (Gn 4.8).
Tudo isto que vemos foi conseqüência da queda e é possível ver o pecado atingindo todas as áreas da família. É por este motivo que vemos tantas famílias vivendo como se não fossem famílias. Pessoas vivendo sua própria guerra com membros de sua própria família. Lares se desfazendo com a mesma facilidade que “se formam”. Homossexuais se ajuntando e dizendo que são famílias também é prova do pecado atingindo a sociedade e distorcendo aquilo que Deus criou. A falta de alegria dentro de uma família, brigas, falta de união, dentre todas essas coisas são provas que o pecado deformou a família.
Que diferença isso faz para nós cristãos? Quando olhamos para esta estrutura que a sociedade cria e chama de família devemos olhar e perceber como o pecado atingiu e destruiu aquilo que Deus criou. Não podemos olhar para tudo isto e dizer que “isto é normal”, pois não é. Devemos estar atentos para que tudo isto também não se torne normal em nossas famílias, mas tentar resgatar a beleza da criação. Que Deus abençoe nossas famílias e assim estejamos sempre atentos para que o pecado não se torne comum em nossos lares.

Rev. Felipe Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

 
Blogger Templates